domingo, 7 de agosto de 2011

LIÇÕES SOBRE JEFTÉ "Teve medo, mas não foi Covarde!"

JEFTÉ: UM MENINO COMPLEXADO

    Jefté foi um jovem que soube aproveitar a oportunidade que Deus lhe concedeu. Seu nome significa , Deus Abre. Foi o nono juiz de Israel, chefiou um grupo de homens foragidos e levianos, mas após ser cheio do Espírito Santo , derrotou completamente os Amonitas e feriu os efraimitas e julgou Israel por vários anos. Foi ele um dos grandes exemplos de fé em Deus. Jefté teve a infelicidade de nascer de um relacionamento pecaminoso. Um ato de adultério. Por esse motivo os seus irmãos não o aceitavam em casa. Não queriam dividir a herança de seu pai. A vida em família tornou-se tão insuportável que Jefté teve que sair de casa. Podemos até traçar uma analogia entre Jefté e o homem que vive sem Deus. Assim como Jefté afastou-se da sua família o pecador afasta-se cada vez mais da família de Deus perdendo assim a sua herança espiritual. O pecado torna o homem afastado de Deus e sem comunhão com o seu Criador Mas o bondoso Deus olhou para esse jovem e viu nele potencial, Deus viu um vaso que poderia ser de grande utilidade. Deus viu em Davi o que ninguém poderia ver. Em Samuel Deus enxergou o que nem mesmo o sacerdote Ely pode enxergar e assim foi na vida de muitas pessoas usadas por Deus. A despeito do que dizia a respeito de Jefté, Deus viu Jefté como alguém de valor. Deus olha para você e não se importa com o seu passado, Ele não se importa com o que as pessoas estão pensando a seu respeito. O passado não impede o trabalho de Deus na vida de uma pessoa. Deus está olhando para você como olhou para Jefté, Gideão, Elias e muitos outros servos de Deus. Ele vê o seu interior, o seu coração e os seus anseios. Ele vê você como um vaso de benção para abençoar vidas. O local dos acontecimentos na vida de Jefté foi Gileade. Era uma região pedregosa, mas rica em pastagens e florestas. Ali acampou Jacó. Gileade foi a terra de Jefté , de Elias, Jair. Foi também refúgio dos Israelitas, dos filhos de Saul e mais tarde de Davi quando fugia de AbsalãoA expressão o bálsamo de Gileade que tanto ouvimos falar e até pregamos em nosso meio tem a sua origem em uma árvore que produzia uma seiva branca e viscosa e de grande valor para cura de inflamações. Daí surgiu à expressão o bálsamo de Gileade. O bálsamo de Gileade hoje é o poder curador do Espírito Santo, que cura as nossas feridas mais profundas.Nós observamos que Jefté ao contrário de José guardou rancor pelo tratamento recebido de seus irmãos. Podemos até dizer que existe certa semelhança entre Jesus e Jefté. Olhavam para ele e não viam nada que os agradassem, foi desprezado pelos seus irmãos e compatriotas. O que mudou então a situação de Jefté que o colocou por cabeça de todo Israel?

1-      1- OPORTUNIDADE- Jefté viu a oportunidade lhe aparecer e a pegou.

2-     2-ELE VOTOU – Jefté clamou pelo Senhor. É bem verdade que o Seu voto foi um voto precipitado e lhe trouxe muita contrição, mas Deus honrou a sua oração e o seu voto. ao orarmos nós temos a certeza de que Deus ouve as nossa orações. A oração é o meio que temos para conversar com Deus.

3- ELE FOI CHEIO DO ESPÍRITO SANTO - A Bíblia enfatiza que o Espírito Santo se apossou de Jefté . após ser cheio do Espírito Santo, Jefté fez proezas que jamais faria em si próprio. Esta é uma das nossas maiores necessidades. Até mesmo o seu rancor e ressentimento desapareceram após ser cheio do espírito de Deus.

4- ELE TEVE FÉ – Jefté creu na providência divina.Querido irmão deixe Deus mudar a sua vida. O seu passado não é obstáculo para que Deus mude o seu viver, a sua posição social e espiritual.

ATIVIDADE ÂNGULOS COMPLEMENTARES 1ºs. AMARELO, AZUL E VERMELHO

GEOMETRIA PLANA III BIMESTRE - 1ºS ANOS EREMMVM

ÂNGULO

Ângulo é a região de um plano concebida pela abertura de duas semi-retas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo. A abertura do ângulo é uma propriedade invariante e é medida em radianos ou graus.

Componentes de um ângulo

  • Semi-retas - são os lados do ângulo.
  • Origem ou vértice - ponto onde as duas semi-retas se encontram.
  • Bissetriz - é a semi-reta com origem no vértice desse ângulo dividindo-o ao meio.
Ângulos consecutivos: dois ângulos são consecutivos se um dos lados de um deles coincide com um dos lados do outro ângulo. Ângulos adjacentes: Dois ângulos consecutivos são adjacentes se, não têm pontos internos comuns.

Unidades de medidas para ângulos


medida em radianos de um ângulo é o comprimento do arco cortado pelo ângulo, dividido pelo raio do círculo. O SI utiliza o radiano como a unidade derivada para ângulos. Devido ao seu relacionamento com o comprimento do arco, radianos são uma unidade especial. Senos e co-senos cujos argumentos estão em radianos possuem propriedades analíticas particulares, tal como criar funções exponenciais em base e.
  • medida em graus de um ângulo é o comprimento de um arco, dividido pela circunferência de um círculo e multiplicada por 360. O símbolo de graus é um pequeno círculo sobrescrito °. 2π radianos é igual a 360° (um círculo completo), então um radiano é aproximadamente 57° e um grau é π/180 radianos.
  • gradiano, também chamado de grado, é uma medida angular onde o arco é dividido pela circunferência e multiplicado por 400. Essa forma é usada mais em triangulação.
  • ponto é usado em navegação, e é definida como 1/32 do círculo, ou exatamente 11,25°....
  • círculo completo ou volta completa representa o número ou a fração de voltas completas. Por exemplo, π/2 radianos = 90° = 1/4 de um círculo completo.
O ângulo nulo é um ângulo que tem 0°.

Medindo ângulos

O ângulo θ é o quociente de s por r.
Para medir um ângulo θ, um arco circular centrado no vértice do ângulo é desenhado. O comprimento do arco s é então dividido pelo raio do círculo r, e multiplicado por uma variavel k, que depende da unidade de medida selecionada (graus ou radianos). Se a unidade for radianos, k = 1; se a unidade for graus, k \approx 57.29577951^\circ.
 \theta = \frac{s}{r}(k).
Cabe mencionar que valor de θ é independente do tamanho do círculo (a proporção s/r é mantida), pois se o raio do círculo aumenta, o comprimento do arco também aumenta na mesma proporção.

Medindo sem transferidor

Há um meio de calcular o grau de um ângulo sem transferidor, sendo ele:
  1. Faça um triângulo reto com altura e largura de mesma medida. Exemplo: altura de 5 cm e largura de 5 cm, chamaremos de "A" o ponto de origem do ângulo reto, "B" o ponto mais alto do triângulo em relação a "A" e de "C" o ponto mais largo em relação a "A".
  2. Calcule o valor do segmento BC (hipotenusa).
  3. Agora pegue o ângulo na qual você quer saber o grau e calcule o valor de BC.
  4. Multiplique o valor de BC por 90 e divida pela hipotenusa do ângulo reto que você fez no 1º passo. O valor é o grau do ângulo.
Observação: os calculos não serão exatos se as medidas do triângulo não foram exatas. Pode-se colocar a seguinte fórmula para facilitar a conta: Ga=90Lt/h.

Tipos de ângulos

Quanto ao ângulo


Ângulo agudo
Ângulo reto
Ângulo obtuso
Ângulo raso
Ângulo giro ou ângulo completo
Com relação às suas medidas, os ângulos podem ser classificados como:
  • Nulo: Um ângulo nulo mede 0°
  • Agudo: Ângulo cuja medida é maior do que 0° e menor do que 90°
  • Reto: Um ângulo reto é um ângulo cuja medida é exatamente 90°. Assim os seus lados estão localizados em retas perpendiculares.
  • Obtuso: É um ângulo cuja medida está entre 90° e 180°.
  • Raso: Ângulo que mede exatamente 180°, os seus lados são semi-retas opostas.
  • Côncavo ou Reentrante: Ângulo que mede mais de 180°e menos de 360°.
  • Giro ou Completo: Ângulo que mede 360°. Também pode ser chamado de Ângulo de uma volta.
O ângulo reto (90°) é provavelmente o ângulo mais importante, pois o mesmo é encontrado em inúmeras aplicações práticas, como no encontro de uma parede com o chão, os pés de uma mesa em relação ao seu tampo, caixas de papelão, esquadrias de janelas, etc...
Um ângulo de 360 graus é o ângulo que completa o círculo. Após esta volta completa este ângulo coincide com o ângulo de zero graus mas possui a grandeza de 360 graus (360°).
  • Ângulos Consecutivos - Dois ângulos são chamados consecutivos se um dos lados de um deles coincide com um dos lados do outro ângulo.
  • Ângulos Adjacentes - Dois ângulos são adjacentes quando são consecutivos e não possuem pontos internos comuns.
  • Ângulos opostos pelo vértice - São ângulos compostos por duas retas cujo ângulo interno ou externos a estas retas e diagonalmente opostos são congruentes.

Quanto a complementações

Ângulos complementares a e b (b é o complemento de a, e a é o complemento de b).
Os ângulos a e b são suplementares; a é agudo e b é obtuso.
  • Ângulos Complementares - Dois ângulos são Complementares quando a soma de suas medidas é igual a 90°. Neste caso, cada um é o complemento do outro.
  • Ângulos Suplementares - Dois ângulos são Suplementares quando a soma de suas medidas é igual a 180°. Neste caso, cada um é o suplemento do outro.
  • Ângulos Replementares - Dois ângulos são Replementares quando a soma de suas medidas é igual a 360°. Neste caso, cada um é o replemento do outro.
  • Ângulos Explementares - Dois ângulos são Explementares quando a diferença de suas medidas é igual a 180. Neste caso, cada um é o explemento do outro

Expressão popular

Angulo também pode significar o local no gol, em futebol, que se pode ver os 90° da trave, de difícil acesso ao goleiro e considerado local nobre para marcação do gol. "No ângulo", é a expressão exata da jogada.