terça-feira, 18 de outubro de 2011

ENEM CHEGANDO: DICAS IMPORTANTES!

Confira a seguir os possíveis assuntos que podem aparecer no exame que contribui para seu ingresso na universidade

   A redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 é uma parte importante da prova, com pontos decisivos para aprovação do estudante em algumas das instituições brasileiras, que de alguma forma usam a nota obtida no exame. Para algumas instituições, a prova realizada pelo Ministério da Educação (MEC) é equivalente ao vestibular tradicional. Para outras, apenas acrescenta alguns pontos na prova realizada pela própria universidade, enquanto algumas usam o Enem como primeira fase do processo seletivo. 

É importante estar por dentro de como a proposta de redação do exame é elaborada e quais são os possíveis temas que ela pode apresentar. De acordo com o professor de Redação e Gramática do cursinho Anglo Eduardo Lopes a proposta de redação do Enem não é muito diferente das provas convencionais, que optam por cobrar dos estudantes um texto dissertativo. Mas a prova, no entanto, tem uma particularidade, pois exige que o estudante coloque uma proposta de intervenção sobre o tema abordado.  "O corretor espera que o estudante proponha algum encaminhamento e não uma solução. O Enem busca notar qual é o posicionamento crítico do estudante e espera esse encaminhamento de maneira consistente e que respeite os direitos humanos e individuais. Ninguém espera que o estudante solucione um problema sério, como a desigualdade social, mas ele quer avaliar qual é o posicionamento dele perante esse tema", alerta Lopes. O texto deve ser claro e deve-se evitar o rebuscamento, que é bastante indesejado por conta do pouco espaço disponível para a redação (25 linhas). "O ideal é que o aluno tenha um texto que identifique a complexidade do problema em questão, que consiga delinear os elementos, mas sempre de uma maneira simples de ser lida e entendida e que depois proponha um encaminhamento coerente sobre a questão", afirma ele.   Para garantir uma boa nota na redação, a dica é ficar atento sobre questões nacionais. Ter uma noção da questão para saber se posicionar ajuda o candidato a deixar de lado abordagens e expressões ingênuas sobre o assunto. Outra dica é ler sobre as atualidades que acontecem no mundo (mesmo que o exame costume priorizar os assuntos nacionais). “Acredito que o segredo é sempre exercitar a escrita e fazer textos nos moldes de como o Enem cobra”, aponta Lopes.

PARA AJUDAR A SE PREPARAR PARA A REDAÇÃO, CONFIRA OITO TEMAS QUE PODEM CAIR NA REDAÇÃO DO ENEM:
      I.         HOMOFOBIA E DIREITOS DOS HOMOSSEXUAIS
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ampliar os direitos dos casais homossexuais pode aparecer na prova junto de outros temas referentes a essa questão como crimes e agressões por conta da homofobia. Há inclusive uma lei que pretende que a homofobia seja visto como crime. Portanto, atualize-se sobre o tema que tem grandes chances de aparecer na hora da redação.
     II.         CRIMINALIDADE E AGRESSÃO DOS JOVENS
    III.        A tragédia do Realengo, quando um jovem entrou na escola na Zona Oeste do Rio de Janeiro e atirou contra 12 crianças,
levantou a discussão sobre a criminalidade e a agressão dos jovens no país. É importante estar por dentro do assunto e até sobre alguma pesquisa que possa ajudar a embasar seu ponto de vista na hora da prova.
   IV.         MARCHAS
A proibição da Marcha da Maconha, que se tornou Marcha pela Liberdade de Expressão, teve um ato de repressão policial que repercutiu no Brasil inteiro. O "Churrascão da Gente Diferenciada", que foi organizado por meio da rede social Facebook, também reuniu muitas pessoas para protestar contra a mudança de local de um metrô, em São Paulo. É possível que o exame coloque as marchas e manifestações públicas em pauta na hora proposta de redação.
    V.         CÓDIGO FLORESTAL
Como as mudanças do código florestal estão em pleno debate é bom se informar sobre o que está sendo proposto para ser alterado e o que isso implicará para o meio ambiente. O tema é um forte candidato para estar na redação do Enem.
   VI.        QUESTÕES COMPORTAMENTAIS
Questões como preconceito e direito das minorias podem cair no exame. Portanto, é importante dissertar sobre a questão com uma linguagem objetiva que mostre que tem muito a contribuir com o debate social.

 VII.         REDES SOCIAIS
Ainda que o Enem não costume trabalhar com temas internacionais, é importante estar por dentro do levante da democracia nos países árabes que foi estimulada, sobretudo pelas mídias sociais

O caso da proibição do véu na França põe em debate se o Estado tem o direito de intervir em hábitos culturais do ser humano. O assunto pode eventualmente aparecer na proposta de redação do exame.

   IX.         INTERVENÇÃO INTERNACIONAL
Intervenção Internacional para preservar direitos da população, como ocorreu na Líbia, pode dar uma boa discussão na redação do exame.

CONFIRA A SEGUIR AS PROVAS DE REDAÇÃO DOS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO PAÍS E  DO ENEM:

ENEM 

ANO


TEMA
2010
O Trabalho Na Construção Da Dignidade Humana
2009
O Indivíduo Frente À Ética Nacional".

2008
Como Preservar A Floresta Amazônica: Suspender Imediatamente o Desmatamento; Dar Incentivo Financeiros a Proprietários Que Deixarem De Desmatar; Ou Aumentar A Fiscalização E Aplicar Multas A Quem Desmatar".
2007
O Desafio De Se Conviver Com As Diferenças".
2006
O Poder De Transformação Da Leitura
2005
O Trabalho Infantil Na Sociedade Brasileira
2004
Como Garantir A Liberdade De Informação E Evitar Abusos Nos Meios De Comunicação
2003
A Violência Na Sociedade Brasileira: Como Mudar As Regras Desse Jogo
2002
O Direito De Votar: Como Fazer Dessa Conquista Um Meio Para Promover As Transformações Sociais Que O Brasil Necessita?"
2001
Desenvolvimento E Preservação Ambiental: Como Conciliar Os Interesses  Em Conflito?".
2000
Direitos Da Criança E Do Adolescente: Como Enfrentar Esse Desafio Nacional
1999
Cidadania E Participação Social
1998
Viver E Aprender