1. Construa e indique os tipos dos triângulos, sabendo que os lados medem:
a.
3 cm, 4 cm e 5 cm;
b.
10 cm, 8 cm e 10 cm;
c.
6 cm; 12 cm e 6 cm;
d.
5 cm; 6 cm e 7 cm.
1. Dois lados e o ângulo por eles formado medem respectivamente:
a.
3 cm, 4 cm e 70º;
b.
10 cm, 9 cm e 50º;
c.
7 cm, 7 cm e 100º;
d.
7 cm, 7 cm e 60º.
2.
Um lado e os dois ângulos nos
seus extremos medem, respectivamente:
a.
8 cm, 45º e 45º;
b.
5 cm, 100º e 30º;
c.
10 cm, 30º e 40º;
d.
7 cm, 50º e 60º.
3.
Classifica cada um dos triângulos
das questões anteriores:
a.
Quanto aos lados;
b.
Quanto aos ângulos.
4.
Diz, justificando, se é possível
construir um triângulo com as medidas apresentadas em cada um dos seguintes
casos:
a.
12 cm, 8 cm e 3cm;
b.
5 cm, 7 cm e 9 cm;
c.
1 dm, 8 cm e 5 cm.
5.
Imagina que um colega teu tem um
triângulo desenhado no seu caderno diário e te transmite pelo telefone
informações para tu construíres um triângulo geometricamente igual. Em que
casos é que as informações são suficientes?
a.
Os lados são todos iguais e medem
5 cm.
b.
Um lado mede 4 cm e outro mede 6
cm.
c.
Tem um ângulo de 60º, outro de
30º e o outro de 90º.
d.
É retângulo e os lados
perpendiculares medem ambos 6 cm.
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